Portal do Governo Brasileiro

O Hospital Veterinário Universitário realizou uma pesquisa de satisfação com seus usuários, envolvendo a avaliação do atendimento prestado na recepção, no agendamento ou marcação de exames e atendimento da equipe clínica. Também foram avaliados o tempo de espera para o atendimento, avaliação das instalações/equipamentos, higiene/limpeza e recepção/sala de espera e, finalmente, se o usuário recomendaria os serviços prestados pelo HVU.

A pesquisa foi realizada através de formulário com oito questões fechadas: sete de múltipla escolha (Excelente, Bom, Regular e Ruim) e uma questão com as opções de Sim ou Não quanto a indicação dos serviços prestados pelo HVU. Por fim, um espaço reservado para comentários e sugestões.  A participação dos usuários na pesquisa foi voluntária.

Entre os itens mais bem avaliados, com 88,46% está o atendimento prestado pela equipe médica e de enfermeiros, considerado excelente para mais de 70% dos avaliadores. O item com menor índice de satisfação foi o tempo de espera para o atendimento, considerado excelente para 19,32% e bom para 32,69% (cerca de 52% de avaliações positivas). Apesar disso, mais de 92% dos usuários recomendam os serviços prestados pelo HVU.

A diretora do HVU-UFSM, Professora Anne Amaral, considera a pesquisa de satisfação uma ferramenta fundamental para a permanente capacitação da equipe de atendimento ao público, e seus resultados mostram a competência técnica dos servidores e veterinários do HVU.

A diretora avalia que a demora no atendimento, que ocasionou a menor satisfação, é resultado direto da grande procura por consultas, que tendem a ser concentradas no início da manhã e no início da tarde, apesar de existir a disponibilidade de fichas até às 17h. Todos os procedimentos realizados no HVU têm natureza didática intrínseca, já que o HVU é um Hospital-Escola; desta forma, a presença dos alunos de graduação e da pós-graduação nas atividades desenvolvidas é constante, o que também faz com que as consultas demorem mais.

As sugestões recebidas serão utilizadas como guia para a melhora dos serviços.

A pesquisa completa está disponível para consulta aqui: